Coordenador : Ana Cláudia Machado dos Santos
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 392873.2206.282286.04052023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Cursos
Publico Alvo : Professores de Língua Portuguesa, Estudantes de Letras a partir do 5o período, Estudantes de pós-graduação
Objetivo
Os objetivos deste projeto de extensão são: 1. Promover discussões profícuas acerca do ensino de Língua Portuguesa que promovam consciência acerca das informações veiculadas em gêneros discursivos de cunho opinativo na mídia; 2. Construir práticas de ensino alternativas sob a forma de um itinerário de atividades no âmbito da leitura e análise linguística de textos que permitam enfrentar os desafios que os docentes formados e em formação têm de forma a minimizar o contexto de exclusão brasileiro no que se refere a uma verdadeira consciência cidadã; 3. Fomentar ideias e soluções acerca das mudanças que o ensino de Língua Portuguesa precisa empreender para dar conta de um ensino que desenvolva consciência linguística, e tudo o que está implicado nesse tipo de ensino, a fim de possibilitar o pleno exercício de direitos e deveres.
Resumo
Este projeto de extensão tem como objetivo geral a apresentação e a aplicação por meio de aulas teórico-metodológicas e oficinas de um itinerário com três atividades de leitura e análise linguística críticas que permita ao professor da Educação Básica explorar as manobras de persuasão e convencimento inscritas em gêneros textuais de cunho opinativo. Em termos de objetivos específicos, o projeto visa a apresentar uma ferramenta de ensino de leitura e análise linguística críticas em que o aluno possa reconhecer os frames, ou seja, as molduras comunicativas que são instauradas nos textos a partir dos itens e construções linguísticos, das estruturas sintáticas, dos elementos extralinguísticos, observando o contexto de produção, incluindo a plataforma-veículo em que são publicados. Tendo como princípio norteador a centralidade do texto no ensino de língua portuguesa o itinerário objetiva também proporcionar aos professores de língua materna uma ferramenta que possa trazer consciência linguística e cidadã aos alunos. Por conta disso, o itinerário se desdobra em três atividades em sequência que podem ser aplicadas em três ou mais aulas de forma que os alunos sejam levados a: reconhecer as molduras comunicativas estabelecidas pelo texto, identificar as perspectivações (enquadramentos) que são apresentadas pelo texto a fim de perceberem o ponto de vista encaminhado cuja finalidade última é indicar um caminho interpretativo e, por último, promover uma nova perspectivação (reenquadramentos) de forma a observar outras possibilidades de leitura e compreensão das informações veiculadas por esses textos em suas plataformas